sábado, 29 de outubro de 2011

Softwares Educativos

Os softwares educativos, devem ser analisados e reflectidos pelos professores sobre a qualidade do produto antes de serem mostrados às crianças para que os professores tenham conhecimento de como o produto funciona e como utilizá-lo numa aula.

Sobre este assunto, foi-nos sugerida a escolha de um jogo online onde as crianças pudessem aprender com ele. Escolhemos então um jogo que achámos ser didático para crianças dos 7/8 anos pois é um jogo com questões direcionadas para crianças que frequentem o 3º ano, visto que englobam temas presentes no plano curricular do 3º ano do ensino básico. Obtivemos essa informação através da consulta do plano curricular do 1º ciclo. Verificámos que se o jogo for visualizado por crianças mais velhas pode-se tornar aborrecido até porque cada vez que a criança inicie o jogo os exercícios são sempre os mesmos com as mesmas questões.

A criança ao entrar no site tem várias opções de jogos e pode optar por escolher este jogo com atividades educativas. As restantes opções não são jogos de carácter educativo, são jogos de animação e distração. Ao escolher o ícone de atividades educativas surge de imediato uma pequena apresentação em que as personagens se apresentam como acompanhantes durante as perguntas. Se a criança quiser passar a informação à frente dificilmente encontrará um ícone para o fazer pois a apresentação inicial passa tão rápido que quase é impossível de ler a sua informação. Assim que passa a informação inicial o jogo tem logo início com uma pergunta para relacionar as classes dos animais e nesta página bem como nas seguintes os ícones de navegação são escassos. Há apenas um ícone para a verificação das respostas dadas que diz se a criança foi bem-sucedida ou não, uma para passar à pergunta seguinte e outro para voltar à página inicial com a apresentação das personagens o que não dá muita liberdade de escolha à criança para navegar livremente pelo jogo. Neste jogo, a criança ao passar o cursor por cima dos nomes apresentados surge uma pequena janela abaixo da palavra com o significado da mesma (ex. aves: vertebrados ovíparos, com o corpo coberto de penas. Os membros anteriores estão transformados em asas e os posteriores servem para andar).

O jogo apresenta-se de uma forma bastante estruturada, seguindo um padrão rígido e sempre igual cada vez que se joga uma nova partida. Essa repetição torna-o com pouca liberdade de exploração por parte da criança.

Cada atividade em si é iniciada com a explicação sonora do que se pretende com o exercício, sendo de fácil compreensão pois tem vocabulário acessível e simples. Apesar disso reparámos que não existe um ícone de ajuda caso a criança tenha dificuldades e quando a criança erra a resposta, o computador faz um som e imagem negativa de erro mas não deixa a criança jogar de novo, pior que isso, apesar de avisar do erro a resposta errada que terá sido dada fica no local errado à mesma, podendo levar a um engano de que a resposta terá sido a correta caso não se tenha reparado na mensagem de erro inicial, assim como também não explica porque é que a criança errou. O nível de dificuldade aumenta ligeiramente ao longo dos exercícios e varia o tipo de raciocínio necessário, mas sempre mais dirigido para essa classe etária.

O jogo tem animações, sons e imagens em combinação que poderiam ser utilizadas muito bem pelo professor, como uma ferramenta de trabalho para as suas aulas, pois alguns dos erros que o programa apresenta, se devidamente acompanhado pelo educador, podem transformar este jogo em algo divertido e didático visto usar imagens e animações que facilitam a explicação e demonstração de temas abordados. Como por exemplo o Ciclo da Água que aparece com todos os passos bem representados e com a explicação do professor poderia ser mais fácil de imaginar e assim interiorizar.

O jogo tem tamanhos e tipos de letra adequados e simples para as crianças não havendo dificuldades na leitura até porque não tem uma grande mancha gráfica. Assim como os sons são suaves e aparecem nas alturas indicadas.

De uma forma geral, pensamos que o jogo poderá ser utilizado na sala de aula, mas sempre acompanhado pelo educador, para ultrapassar alguns dos erros de raiz que mencionámos anteriormente.

 Podem ver o jogo que escolhemos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário